A segurança dos imóveis em momentos de transição.

02/11/2022


Mesmo vivendo cenários de incertezas, como a gripe H1N1, a crise econômica de 2008, os atentados dos anos 2000, a recente pandemia, guerras que começaram e acabaram ao redor do mundo, mudanças variadas nas lideranças do país entre outros momentos que são conturbados para a maior parte dos aspectos econômicos. Investir em imóveis sempre foi e continua sendo uma das opções mais tradicionais e seguras, porque é justamente nos momentos difíceis que precisamos pensar a longo prazo.


Uma pesquisa da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC) revelou que 95% dos construtores entrevistados pretendem lançar novos empreendimentos em 2023 e 92% deles comprará terrenos para novas construções.
Se você está pensando em investir na compra de imóveis residenciais, destacamos aqui alguns pontos que mostram porque o setor imobiliário é a melhor escolha no momento atual.


 Sempre vai existir uma demanda por imóveis. Ele é historicamente um dos investimentos mais estáveis! As pessoas vão continuar casando, se separando, mudando de casa e tendo filhos. A demanda é constante. Isso tem uma importância maior num país como o Brasil, com suas diversas instabilidades econômicas e políticas.


São fatores que garantem uma valorização perene aos imóveis, não encontrada em outros ativos financeiros.


Segurança.


Em um momento transição, a melhor escolha é optar por um investimento seguro. Os riscos são baixos e a solidez é uma das características mais marcantes do mercado imobiliário. O imóvel é um patrimônio consistente e permanente, que será sempre visto como uma garantia em qualquer situação.


Valorização.


Um dos pontos mais favoráveis quando se investe em imóveis é o fato de um imóvel se valorizar com o passar do tempo ainda mais em regiões com alta rentabilidade, turismo e crescimento.


Com o tempo, é possível investir em reformas e manutenções, que trazem benefícios ao patrimônio. Investir na mobília é uma forma muito utilizada para aumentar o seu valor, obtendo ainda mais lucro e facilidade na revenda.


Sem os riscos e a volatilidade da renda variável, esse tipo de ativo combina segurança e capacidade de valorização de longo prazo, prometendo rentabilidade superior à renda fixa, que pode perder para a inflação agora que a taxa de juros Selic está na casa dos 13%.


Imóveis de luxo em alta


Segundo dados divulgados pela Abrainc, só nos dois primeiros meses de 2022, o país teve aumento de 14% no volume de lançamentos de luxo, seguido por um crescimento de 3,9% nas vendas neste mesmo período.


A Abrainc afirma que o público de alto padrão não se prende a quaisquer questões externas, como política ou projeções econômicas, uma vez que, na verdade, foi no início de 2022 que as taxas de juros alcançaram a mínima histórica de 2%. Esse público, independente das oscilações, mantém a sofisticação e conforto como prioridades na hora de investir.


É importante diversificar


O investimento em imóveis é importante para diversificar o portfólio de investimentos e reduzir os riscos. Mesmo aqueles que preferem investir na bolsa de valores possuem uma parte do seu dinheiro alocado em imóveis.


São diversas as formas de investimento no mercado imobiliário, algumas delas são: Imóveis na planta, terrenos, Salas comerciais, imóveis para aluguel.


Sem os riscos e a volatilidade da renda variável, esse tipo de ativo combina segurança e capacidade de valorização de longo prazo, prometendo rentabilidade superior à renda fixa, que pode perder para a inflação agora que a taxa de juros Selic está na casa dos 13%.


A segurança que um imóvel traz


Se deseja proteger os seus recursos e garantir ganhos em longo prazo, os imóveis surgem como a principal opção para proteger o seu dinheiro e faze-lo render. 


Através das décadas vários períodos conturbaram a estabilidade dos mercados econômicos, mas para o investidor, optar pela compra de um imóvel neste momento pode ser uma das melhores opções, ja que os imóveis sempre valorizaram e continuam sendo comercializados.


Proteção de patrimônio


Segundo o estudo Global Wealth Report de 2019, realizado pelo Credit Suisse, historicamente o investimento em imóvel acabou sendo no País uma das melhores formas de proteção de patrimônio para enfrentar períodos de inflação e de muitas incertezas, como as que marcaram os últimos anos.


O imóvel é um investimento tangível que potencializa o seu valor, mesmo em crises mais agudas. Até por isso, o setor acredita que mais investidores vão se dirigir a essas escolhas no momento.


Alguns fatores incentivam essa tendência.


Por exemplo, a proteção contra a inflação continua sendo importante, mesmo em períodos de aumento de preços menores do que no passado.


Itapema tem garantido aos investidores de imóveis um rendimento protegido da inflação e que pode ficar em torno dos 12% ou 15% ao ano. Em imóveis na planta esse número é ainda maior, em 2022 os imóveis segundo a tabela FipeZap, tiveram valorização imobiliária impressionante de 25,7% nos últimos 12 meses. Trata-se de um ganho importante em comparação com os fundos e títulos vinculados à Selic, que correm o risco de renderem abaixo do aumento da inflação, neste ano.


Momento certo


Para o investidor, boas opções de compras surgem em momentos como o atual, em que proprietários e incorporadoras estão colocando imóveis à venda com condições especiais. Aqui em itapema com parcelamentos 140x em alguns casos.


Todos esses fatores fazem do imóvel um investimento dos mais confiáveis e de grande oportunidade para o momento.

Visite o nosso Instagram
Realizando sonhos, ultrapassando fronteiras

OAWEB sistemas e sites para imobiliárias em Itapema